ESPAÇO URBANO E PRODUÇÃO DE CENTRALIDADES SOCIALMENTE SEGMENTADAS: EM QUE SE FIRMA A CENTRALIDADE DE CAMPOS DO JORDíO, SP?

Autores

  • Marilne Thomazello Mendes Fernandes
  • Maria Aparecida Chaves Ribeiro Papali
  • Cilene Gomes
  • Daniel José de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v17i1.6174

Palavras-chave:

Produção social do espaço, Centralidade, Campos do Jordão, Cidade mercadológica.

Resumo

Com base em uma revisão do conceito de centralidade, apoiada em aportes da geografia e do urbanismo, objetiva-se ressaltar os atributos de centralidade da cidade de Campos do Jordão (SP), em distintas escalas de tempo e da organização espacial. Para isso, procedeu-se a uma leitura da história da cidade com o intuito de reconstituir a estruturação do espaço urbano, evidenciando a dinâmica demográfica e de atividades econômicas deflagrada pelo turismo, a produção de centralidades intraurbanas socialmente segmentadas e a centralidade de Campos do Jordão no espaço regional e microrregional. A metodologia utilizada inclui, além da pesquisa bibliográfica e documental, procedimentos de quantificação, uso de técnicas de geoprocessamento e análise espacial e observações in loco. As constatações empí­ricas possibilitaram fazer apontamentos para uma discussão sobre a racionalidade da cidade mercadológica que se impõe, simbólica e funcionalmente, sobre as dinâmicas da população moradora, alimentando disparidades sociais e conivência do poder público na depreciação dos direitos de todos à vida digna na cidade.

Publicado

21.03.2021

Como Citar

Fernandes, M. T. M., Papali, M. A. C. R., Gomes, C., & Andrade, D. J. de. (2021). ESPAÇO URBANO E PRODUÇÃO DE CENTRALIDADES SOCIALMENTE SEGMENTADAS: EM QUE SE FIRMA A CENTRALIDADE DE CAMPOS DO JORDíO, SP?. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 17(1). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v17i1.6174

Edição

Seção

Artigos