CONFLITOS E CONTRADIÇÕES NA GOVERNANÇA DA BACIA DO RIO FORMOSO – TOCANTINS - BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v19i3.6607

Palavras-chave:

Bacia Hidrográfica, Gestão de recursos hídricos, Governança.

Resumo

A escassez de água tem sido discutida e estudada nas últimas décadas sob diversos pontos de vista, desde questões relativas aos efeitos decorrentes das mudanças climáticas global, aos fatores de governança e gestão política dos recursos hídricos, de consumo e exploração capitalista da água, até maneiras e tecnologias para a racionalização de seu uso. Este artigo buscou compreender os conflitos de interesse e as contradições de ações no âmbito da governança do uso da água da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso, especificamente na atuação de seu Comitê. A relevância econômica da bacia passou a ser preponderante sobre questões de ordem socioambientais, tendo em vista o vultuoso projeto de irrigação implantado a partir da década de 1980, a despeito e seus impactos para o desequilíbrio hídrico da bacia. Por meio da análise sistematizada de legislação ambiental, de documentos institucionais, das atas das reuniões do Comitê da Bacia do Rio Formoso e de processos judiciais do Ministério Público do Tocantins, procurou-se identificar desvirtuamentos ou incoerências de atuação do Comitê, assim como desequilíbrios de participação democrática dos atores sociais envolvidos, tendo em vista que a legislação brasileira e suas agências reguladoras devem promover a democratização do uso da água com justiça social e equilíbrio ambiental. Detectou-se que as discussões no âmbito do Comitê são pouco qualificadas, a participação é desigual e há preponderância dos interesses do agronegócio na tomada de decisões, repercutindo na falta de soluções para a gestão frente às recorrentes crises hídricas e na necessidade da interferência fiscalizatória do Ministério Público.

Biografia do Autor

Mariana de Souza Borges, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Tocantins (2016), mestrado em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins (2020). Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins.

Erlan Sousa, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2016) e graduação (sanduíche) pelo programa Ciências Sem Fronteiras em Institute of Technology Tralee na Irlanda (2013-2014). Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Faculdade Einstein (FE), Especialização em Docência para a a Educação Profissional, Científica e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Mestrado em Ciências do Ambiente (2018) pela Fundação Universidade Federal do Tocantins. Atualmente é professor efetivo dos cursos superiores de Engenharia Ambiental e Sanitária, Tecnologia em Gestão Ambiental e Especialização em Gestão Ambiental no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, membro do Grupo de Estudos Agroambientais do Médio Araguaia e Alto Xingu (GEAMAAX). Possui experiências nos seguintes temas: avaliação de impactos ambientais, agroquímicos, poluição ambiental, hidrogeologia, climatologia e monitoramento ambiental. Exame de Proficiência em Língua Inglesa comprovada pelo IELTS Score 5.5.

Francisco Pereira, Universidade Federal do Tocantins

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Meio Ambiente - CIAMB da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Possui graduação em PEDAGOGIA pela Faculdade de Educação Ciencias e Letras de Paraiso (2001). Complementos de Estudos em Historia e Filosofia pelo Centro de Ensino Superior de Palmas - CESP/PALMAS. GRADUADO EM LICENCIATURA EM MATEMÁTICA pelo INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DO TOCANTINS - IFTO-TO/FACULDADE DE ARIQUIMES. Pós-Graduação em Gestão , Orientação e Supervisão Escolar pela Faculdades Integradas de Cruzeiro - FIC. Especialização em LINGUAGENS, CULTURA,EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS pela Universidade Federal do Tocantins - UFT; Graduando em Direito pela Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS - Campus Paraiso. Atualmente é professor da educação básica - Secretaria da Educação e Cultura - SEDUC- TO., com atuação docente junto à unidade escolar Colégio Estadual Professor Jose Nézio Ramos -l - Paraíso do Tocantins- TO.; Professor de Matemática no Ensino Fundamental do Colégio Nabla Enem - Palmas - TO.

Marcio Galdino, Universidade Federal do Tocantins

Possuidor do título de mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1994) e doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1999). Atualmente é professor associado da Fundação Universidade Federal do Tocantins, Campus Porto Nacional, atuando no bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas e nos mestrados em Ecologia dos Ecótonos e Ciências do Ambiente. Possui experiência na área de Química, com ênfase em Química Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: química de produtos naturais, etnobotânica, plantas medicinais.

Lucimara Albieri, Universidade Federal do Tocantins

Arquiteta e Urbanista, Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo - USP (2016). Atualmente é Professora Adjunta III no Curso de Arquitetura e Urbanismo e no Curso de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente, ambos da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordena o Grupo de Estudos em Desenvolvimento Urbano e Regional (GEDUR) e o Laboratório de Arquitetura e Urbanismo (LAU/UFT). Compõe o corpo técnico do Instituto de Atenção às Cidades (IAC/UFT) no eixo de planejamento urbano. Faz parte da Rede Nacional de Pesquisadores no Projeto Temático QUAPÁ-SEL da FAUUSP. É representante da região norte da Rede de Professores Universitários pelas Ruas Completas da WRI Brasil. Atua principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano, projeto de urbanismo, verticalização, centros urbanos, mobilidade urbana, espaços públicos, sistema de espaços livres, apropriações do espaço público

Publicado

30.09.2023

Como Citar

de Souza Borges, M., Silva de Sousa, E., Antonio Alves Pereira, F., Galdino dos Santos, M., & Albieri de Oliveira, L. (2023). CONFLITOS E CONTRADIÇÕES NA GOVERNANÇA DA BACIA DO RIO FORMOSO – TOCANTINS - BRASIL. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 19(3). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v19i3.6607

Edição

Seção

Artigos