ANÁLISE DE MICROS CADEIAS PRODUTIVAS DO AGROEXTRATIVISMO NA COMUNIDADE DO BRAÇO NO VALE DO JARI
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v22i1.8246Palavras-chave:
Bioeconomia, Comunidade tradicional, Vale do JariResumo
Este estudo mapeou e analisou as micros cadeias produtivas implantadas através do agroextrativismo na comunidade do Braço (Almeirim-PA), identificando-se os desafios e propondo melhorias ao desenvolvimento sustentável local. Para a metodologia utilizou-se uma pesquisa exploratória descritiva com uso de técnica de obtenção de dados mista, com 55 famílias, através de entrevistas e oficinas. Os resultados apontaram agricultores com baixa escolaridade e alta estabilidade residencial, com renda principal da aposentadoria, complementada pelo agroextrativismo. Apesar da tradição agrícola por necessidade econômica e subsistência, predomina a comercialização individual via atravessadores, com baixa adesão às cooperativas e renda modesta e sazonal. Concluiu-se que o fortalecimento do agroextrativismo local exige apoio governamental, organização comunitária, superação de desafios de infraestrutura e assistência técnica qualificada para aprimorar a gestão, acesso a mercados e sustentabilidade e contribuir com o empoderamento produtivo desta comunidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.






