ANÁLISE DE MICROS CADEIAS PRODUTIVAS DO AGROEXTRATIVISMO NA COMUNIDADE DO BRAÇO NO VALE DO JARI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v22i1.8246

Palavras-chave:

Bioeconomia, Comunidade tradicional, Vale do Jari

Resumo

 Este estudo mapeou e analisou as micros cadeias produtivas implantadas através do agroextrativismo na comunidade do Braço (Almeirim-PA), identificando-se os desafios e propondo melhorias ao desenvolvimento sustentável local. Para a metodologia utilizou-se uma pesquisa exploratória descritiva com uso de técnica de obtenção de dados mista, com 55 famílias, através de entrevistas e oficinas. Os resultados apontaram agricultores com baixa escolaridade e alta estabilidade residencial, com renda principal da aposentadoria, complementada pelo agroextrativismo. Apesar da tradição agrícola por necessidade econômica e subsistência, predomina a comercialização individual via atravessadores, com baixa adesão às cooperativas e renda modesta e sazonal. Concluiu-se que o fortalecimento do agroextrativismo local exige apoio governamental, organização comunitária, superação de desafios de infraestrutura e assistência técnica qualificada para aprimorar a gestão, acesso a mercados e sustentabilidade e contribuir com o empoderamento produtivo desta comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrina Pietra Ribeiro Lopes , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - IFAP

Graduada em Engenharia Florestal (10 período) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, e técnica em Floresta na mesma instituição. Integrante de projetos aprovados na Inciativa Amazônia + 10 desde 2023. Atuando dentro do projeto nas linhas de pesquisa: Bioeconomia, Etnoclima, Cesta de Bens e Serviço e Cadeias produtivas extrativistas e agroextrativistas. Tendo experiência de ferramenta de pesquisa de campo com comunidade quilombola, extrativista e agroextrativista a partir da participação do projeto " “Caracterização socioambiental, diagnóstico da gestão territorial e análise do potencial de sustentabilidade na região do Vale do Guaporé, estado de Rondônia e do Vale do Jari, estado do Amapá: desafios para o desenvolvimento do turismo sustentável, gestão da água e educação ambiental” e seus sub projetos.  Possui participação em eventos científicos, regionais, nacionais e internacionais dos quais resultou apresentação de trabalhos e/ou publicações. 

Nubia Caramello, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapa - IFAP

Pós-doutoranda no Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável - UNIOESTE com instância investigada junto ao Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território na Universidade de Coimbra. Professora Adjunta no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Amapá -IFAP (atuando no ensino médio, graduação, especialização Lato e Stritco Sensu - Mestrado de Educação Profissional e Tecnológica-ProfEPT), cursos FICs profissionalizantes e (via cooperação técnica) no Mestrado Profissional em rede Nacional em Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos - ProfÁgua Polo Ji-Paraná/RO, na Universidade Federal de Rondônia. Coordenadora no Amapá de projetos aprovados na Iniciativa Amazônia + 10 (2022 e 2024) junto a pesquisadores da UFSCAR, UNIOESTE e UNIR e Projetos de fomentos financiado pela Fundação Iratapuru. Integra O Núcleo Temático de Estudos Aplicados à questões hídricas do Bioma Amazônia (NUTEA Águas da Amazônia). Coordena projetos de pesquisa, ensino e extensão na Bacia Hidrográfica do Rio Jari - Fronteira com Suriname e Guiana Francesa e na Bacia Hidrográfica do Rio Guaporé, nas linhas de qualidade hídrica, governança por comunidades tradicionais, mudanças climáticas, bioeconomia, turismo e ODSs. Realizou o doutorado pleno em Geografia, na Universidade Autônoma de Barcelona - UAB/Cataluña (Bolsista CAPES) reconhecido e validado pela Universidade Federal do Ceará. Mestrado e Graduação em Geografia, e em Pedagogia através da Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Especialista em Processamento das Informações Geográficas na Gestão Ambiental, em Metodologia do Ensino Profissional e Tecnológico (IFAP), e em Gestão Pública (IFAM). Integrante como pesquisadora nos grupos de pesquisa: Aigua, Territori i Sostenibilitat GRATS (UAB/Cataluña); Dinâmica e Gestão de Rios (Geomorphos/UFRJ), Resiliência Climática RIPERC. e idealizadora do Grupo Experiemental de Pesquisa Diálogo Hídrico Multidisciplinar (motivando a pesquisa dentro e fora dos territórios universitários) Passa a compor o grupo de pesquisa Centro de Estudos em Ecologia e Manejo na Amazônia -CEEMA. Atuando nas linhas de pesquisa Conservação, Biodiversidade, Sociodiversidade, ecologia humana e políticas públicas. Pesquisadora de indicadores e metodologias que viabilizem Plano de Bacia Hidrográfica e mecanismo de Gestão de Bacia Hidrográfica e de Territórios Fluviais Integrados ao interesse dos atores locais. 

Bruna Duque Guirardi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - IFAP

Doutora em Ciência Florestal, pela Universidade Federal de Viçosa, na área de tecnologia da madeira, com ênfase em tecnologia e utilização de produtos florestais onde realizou pesquisa intitulada como "Avaliação da combustibilidade e da combustão espontânea em carvão vegetal de Corymbia e Eucalyptus." Atualmente professora no curso de Engenharia Florestal. Mestre em Ciência Florestal, pela Universidade Federal de Viçosa, na área de tecnologia da madeira, com ênfase em tecnologia e utilização de produtos florestais, onde realizou pesquisa sobre o efeito do tratamento térmico na melhoria e qualidade da madeira. Graduada no curso de Engenharia Florestal pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Aquidauana (UEMS/UUA). Tem experiência na área de Recursos Florestais, Ambientes Naturais e Engenharia Florestal. Realizou projeto de pesquisa na área de Inventário Florestal, intitulado "Avaliação da Sobrevivência e Crescimento Inicial de um Plantio de Eucalipto na Fazenda Experimental UEMS em Aquidauana-MS". Foi bolsista PETRO/UEMS, na área de Ambientes Naturais, realizou projeto de pesquisa intitulado "Atributos químicos do solo, deposição de serapilheira e análise isotópica do carbono da matéria orgânica do solo em estudos da dinâmica de vegetação na Formação Aquidauana, MS", sob a orientação do Professor Dr. Jolimar Antonio Schiavo do Laboratório de Matéria Orgânica e Microbiologia do Solo- LAMOMIS.

Publicado

18.02.2026

Como Citar

Ribeiro Lopes , F. P., Caramello, N., & Guirardi, B. D. (2026). ANÁLISE DE MICROS CADEIAS PRODUTIVAS DO AGROEXTRATIVISMO NA COMUNIDADE DO BRAÇO NO VALE DO JARI. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 22(1). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v22i1.8246