ANALYSIS OF MICRO PRODUCTIVE CHAINS OF AGROEXTRACTIVISM IN THE COMMUNITY OF THE ARM IN THE JARI VALLEY

Authors

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v22i1.8246

Keywords:

Bioeconomy, Traditional Community, Vale do Jari

Abstract

This study analyzed the micro-production chains of agroextractivism in the community of Braço (Almeirim-PA), identifying challenges and proposing improvements for local sustainable development. The methodology was a mixed survey with 55 families, using interviews and workshops. The results indicated farmers with low levels of education and high residential stability, with their main income coming from retirement, supplemented by agroextractivism. Despite the agricultural tradition due to economic necessity and subsistence, individual marketing through middlemen predominates, with low membership of cooperatives and modest and seasonal income. It was concluded that strengthening local agroextractivism requires government support, community organization, overcoming infrastructure challenges and qualified technical assistance to improve management, access to markets and sustainability

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fabrina Pietra Ribeiro Lopes , Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduada em Engenharia Florestal (10 período) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, e técnica em Floresta na mesma instituição. Integrante de projetos aprovados na Inciativa Amazônia + 10 desde 2023. Atuando dentro do projeto nas linhas de pesquisa: Bioeconomia, Etnoclima, Cesta de Bens e Serviço e Cadeias produtivas extrativistas e agroextrativistas. Tendo experiência de ferramenta de pesquisa de campo com comunidade quilombola, extrativista e agroextrativista a partir da participação do projeto " “Caracterização socioambiental, diagnóstico da gestão territorial e análise do potencial de sustentabilidade na região do Vale do Guaporé, estado de Rondônia e do Vale do Jari, estado do Amapá: desafios para o desenvolvimento do turismo sustentável, gestão da água e educação ambiental” e seus sub projetos.  Possui participação em eventos científicos, regionais, nacionais e internacionais dos quais resultou apresentação de trabalhos e/ou publicações. 

Nubia Caramello, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapa - IFAP

Pós-doutoranda no Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável - UNIOESTE com instância investigada junto ao Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território na Universidade de Coimbra. Professora Adjunta no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Amapá -IFAP (atuando no ensino médio, graduação, especialização Lato e Stritco Sensu - Mestrado de Educação Profissional e Tecnológica-ProfEPT), cursos FICs profissionalizantes e (via cooperação técnica) no Mestrado Profissional em rede Nacional em Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos - ProfÁgua Polo Ji-Paraná/RO, na Universidade Federal de Rondônia. Coordenadora no Amapá de projetos aprovados na Iniciativa Amazônia + 10 (2022 e 2024) junto a pesquisadores da UFSCAR, UNIOESTE e UNIR e Projetos de fomentos financiado pela Fundação Iratapuru. Integra O Núcleo Temático de Estudos Aplicados à questões hídricas do Bioma Amazônia (NUTEA Águas da Amazônia). Coordena projetos de pesquisa, ensino e extensão na Bacia Hidrográfica do Rio Jari - Fronteira com Suriname e Guiana Francesa e na Bacia Hidrográfica do Rio Guaporé, nas linhas de qualidade hídrica, governança por comunidades tradicionais, mudanças climáticas, bioeconomia, turismo e ODSs. Realizou o doutorado pleno em Geografia, na Universidade Autônoma de Barcelona - UAB/Cataluña (Bolsista CAPES) reconhecido e validado pela Universidade Federal do Ceará. Mestrado e Graduação em Geografia, e em Pedagogia através da Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Especialista em Processamento das Informações Geográficas na Gestão Ambiental, em Metodologia do Ensino Profissional e Tecnológico (IFAP), e em Gestão Pública (IFAM). Integrante como pesquisadora nos grupos de pesquisa: Aigua, Territori i Sostenibilitat GRATS (UAB/Cataluña); Dinâmica e Gestão de Rios (Geomorphos/UFRJ), Resiliência Climática RIPERC. e idealizadora do Grupo Experiemental de Pesquisa Diálogo Hídrico Multidisciplinar (motivando a pesquisa dentro e fora dos territórios universitários) Passa a compor o grupo de pesquisa Centro de Estudos em Ecologia e Manejo na Amazônia -CEEMA. Atuando nas linhas de pesquisa Conservação, Biodiversidade, Sociodiversidade, ecologia humana e políticas públicas. Pesquisadora de indicadores e metodologias que viabilizem Plano de Bacia Hidrográfica e mecanismo de Gestão de Bacia Hidrográfica e de Territórios Fluviais Integrados ao interesse dos atores locais. 

Bruna Duque Guirardi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Ciência Florestal, pela Universidade Federal de Viçosa, na área de tecnologia da madeira, com ênfase em tecnologia e utilização de produtos florestais onde realizou pesquisa intitulada como "Avaliação da combustibilidade e da combustão espontânea em carvão vegetal de Corymbia e Eucalyptus." Atualmente professora no curso de Engenharia Florestal. Mestre em Ciência Florestal, pela Universidade Federal de Viçosa, na área de tecnologia da madeira, com ênfase em tecnologia e utilização de produtos florestais, onde realizou pesquisa sobre o efeito do tratamento térmico na melhoria e qualidade da madeira. Graduada no curso de Engenharia Florestal pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Aquidauana (UEMS/UUA). Tem experiência na área de Recursos Florestais, Ambientes Naturais e Engenharia Florestal. Realizou projeto de pesquisa na área de Inventário Florestal, intitulado "Avaliação da Sobrevivência e Crescimento Inicial de um Plantio de Eucalipto na Fazenda Experimental UEMS em Aquidauana-MS". Foi bolsista PETRO/UEMS, na área de Ambientes Naturais, realizou projeto de pesquisa intitulado "Atributos químicos do solo, deposição de serapilheira e análise isotópica do carbono da matéria orgânica do solo em estudos da dinâmica de vegetação na Formação Aquidauana, MS", sob a orientação do Professor Dr. Jolimar Antonio Schiavo do Laboratório de Matéria Orgânica e Microbiologia do Solo- LAMOMIS.

Published

2026-02-18

How to Cite

Ribeiro Lopes , F. P., Caramello, N., & Guirardi, B. D. (2026). ANALYSIS OF MICRO PRODUCTIVE CHAINS OF AGROEXTRACTIVISM IN THE COMMUNITY OF THE ARM IN THE JARI VALLEY. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 22(1). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v22i1.8246