AS TRANSFORMAÇÕES NAS DINÂMICAS TERRITORIAIS DO MUNICÍPIO DE CARAGUATATUBA/SP (1990-2022)
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v21i3.8382Resumo
Esse artigo tem como objetivo analisar as transformações e dinâmicas territoriais de Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo, entre 1990 e 2022, considerando o impacto do crescimento populacional no espaço urbano perante os processos de territorialização, desterritorialização e reterritorialização. A metodologia inclui revisão de literatura e análise de dados de fontes primárias e secundárias como IBGE, Instituto Pólis e FUNDAAC, embasada em teorias urbanas e sociológicas. Os resultados demostram que o crescimento contribuiu para a intensificação da urbanização desordenada, da especulação imobiliária e da gentrificação. Estes processos deslocaram comunidades caiçaras tradicionais e moradores de baixa renda para áreas periféricas ou de risco, agravando desigualdades e vulnerabilidades climáticas. Simultaneamente, as transformações atraíram fluxos migratórios em busca de oportunidades de emprego, especialmente no setor de petróleo e turismo, aumentando a pressão sobre a infraestrutura urbana e social. Como conclusão, a pesquisa propõe que políticas públicas conciliem desenvolvimento econômico, inclusão social e preservação ambiental, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e oferece subsídios para estratégias de planejamento urbano mais sustentáveis e equitativas.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.






