O EXTERMÍNIO DE CAPITAL HUMANO NO BRASIL: UM ESTUDO LOCACIONAL DOS ÓBITOS DE JOVENS
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i2.7495Palabras clave:
Geografia humana, Análise regional, Desenvolvimento humano, Desenvolvimento social, ViolênciaResumen
O objetivo desse texto é analisar o perfil locacional dos óbitos de jovens entre 15 e 29 anos nos estados brasileiros decorridos de homicídios, feminicídios, acidentes de trânsito e suicídios, nos anos de 2010 e 2021. O procedimento metodológico consistiu na discussão dos dados por meio dos valores relativos e a estimativa de indicadores de análise regional. Os resultados demonstraram que os óbitos decorrentes de acidentes de trânsito diminuíram, mas outras modalidades de óbitos se tornaram mais expressivas e localizadas. Os óbitos decorrentes de suicídios tiveram aumentos significativos e os homicídios representam os óbitos mais expressivos, seguido dos feminicídios. Esses resultados forneceram um quadro de informações sobre a necessidade de operações e ações de política pública de forma mais incisiva em alguns estados da federação. Ações de prevenção e preservação da vida demandam uma atenção especial das organizações da sociedade civil e uma atenção especial das autoridades de saúde pública.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 RBGDR

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.