AS COOPERATIVAS AGROPECUÁRIAS DA AGRICULTURA FAMILIAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E O ACESSO AO MERCADO INSTITUCIONAL PÚBLICO
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v22i1.7826Palabras clave:
Segurança Alimentar e Nutriciional, Política Pública, Agricultura FamiliarResumen
O Brasil possui uma longa trajetória de construção de políticas públicas em Segurança Alimentar e Nutricional, em que uma das inovações no período recente correspondeu à regulamentação das compras públicas de alimentos da Agricultura Familiar (AF). Este artigo tem por objetivo caracterizar as cooperativas agropecuárias da agricultura familiar do Estado do Rio de Janeiro - ERJ e problematizar o acesso ao mercado institucional, com foco no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e no Programa de Aquisição de Alimentos - Compra Institucional (PAA-CI). Foram utilizados dados secundários, tanto os disponibilizados de forma aberta, quanto os obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI), para traçar o perfil das cooperativas agropecuárias vinculadas à Agricultura Familiar no ERJ, bem como efetuar a análise quanto ao potencial de acesso a cada um desses Programas a partir dos critérios de localização geográfica estabelecidos pelo PNAE e pelo PAA. A maioria dessas cooperativas foram criadas a partir da segunda década dos anos de 2000, em contexto de formulação de políticas de compras públicas que privilegiam a AF. Essas organizações se caracterizam como pequenas e médias em razão do número de associados que, em sua maioria, são possuidores de DAP, predominando as categorias de agricultores familiares e de assentados de reforma agrária em sua composição societária, e alcançam prioridade local para os dois Programas. O estudo contribuiu para elucidar que ainda são necessárias estratégias e ações governamentais para qualificar o acesso ao mercado institucional público dada as características do cooperativismo da AF no ERJ.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2026 RBGDR

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.






