AS COOPERATIVAS AGROPECUÁRIAS DA AGRICULTURA FAMILIAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E O ACESSO AO MERCADO INSTITUCIONAL PÚBLICO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v22i1.7826

Palabras clave:

Segurança Alimentar e Nutriciional, Política Pública, Agricultura Familiar

Resumen

O Brasil possui uma longa trajetória de construção de políticas públicas em Segurança Alimentar e Nutricional, em que uma das inovações no período recente correspondeu à regulamentação das compras públicas de alimentos da Agricultura Familiar (AF). Este artigo tem por objetivo caracterizar as cooperativas agropecuárias da agricultura familiar do Estado do Rio de Janeiro - ERJ e problematizar o acesso ao mercado institucional, com foco no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e no Programa de Aquisição de Alimentos - Compra Institucional (PAA-CI).  Foram utilizados dados secundários, tanto os disponibilizados de forma aberta, quanto os obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI), para traçar o perfil das cooperativas agropecuárias vinculadas à Agricultura Familiar no ERJ, bem como efetuar a análise quanto ao potencial de acesso a cada um desses Programas a partir dos critérios de localização geográfica estabelecidos pelo PNAE e pelo PAA. A maioria dessas cooperativas foram criadas a partir da segunda década dos anos de 2000, em contexto de formulação de políticas de compras públicas que privilegiam a AF. Essas organizações se caracterizam como pequenas e médias em razão do número de associados que, em sua maioria, são possuidores de DAP, predominando as categorias de agricultores familiares e de assentados de reforma agrária em sua composição societária, e alcançam prioridade local para os dois Programas. O estudo contribuiu para elucidar que ainda são necessárias estratégias e ações governamentais para qualificar o acesso ao mercado institucional público dada as características do cooperativismo da AF no ERJ.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Glenio Piran Dal’ Magro, UFF

Doutor em Agronegócios (UFRGS), Professor na Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói - RJ, Brasil.

Marcella Silva Rosendo dos Santos, UFF

Bacharel em Medicina Veterinária (UFF), Niterói - RJ, Brasil.

Caroline Arede dos Santos, UNESA

Especialista em Nutrição Clínica, Professora da Universidade Estácio de Sá (UNESA), Queimados, Rio de Janeiro, Brasil.

Roseane Moreira Sampaio Barbosa, UFF

Doutora em Ciências da Nutrição (UFRJ). Professor Associado da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói - RJ.

Patricia Camacho Dias, UFF

Doutora em Política Social (UFF). Professor Associado da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói- RJ, Brasil.

Publicado

2026-01-31

Cómo citar

Benedetti, A. C., Piran Dal’ Magro, G., Silva Rosendo dos Santos, M., Arede dos Santos, C., Moreira Sampaio Barbosa, R., & Camacho Dias, P. (2026). AS COOPERATIVAS AGROPECUÁRIAS DA AGRICULTURA FAMILIAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E O ACESSO AO MERCADO INSTITUCIONAL PÚBLICO. RBGDR, 22(1). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v22i1.7826