BENCHMARKING ENTRE OS ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO AMAZÔNICO E PORTUGUÊS COM FOCO NA BIOECONOMIA
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v21i2.7850Resumen
Este artigo tem como objetivo identificar as estratégias para o desenvolvimento amazônico, por meio da análise de benchmarking entre os ecossistemas de inovação focados na bioeconomia do estado do Pará e a bioeconomia gerada em Portugal. A metodologia adotada incluiu uma abordagem qualitativa, combinando revisões de literatura, coleta de dados estatísticos e estudos de caso comparativos entre as duas regiões. Como tal, foram utilizados dados de instituições governamentais e organizações internacionais para identificar políticas, atores e ecossistema regional. Os resultados demonstram que, enquanto Portugal possui um ecossistema de inovação consolidado com uma infraestrutura estruturada e políticas de incentivo bem estabelecidas, o Estado do Pará enfrenta desafios significativos relacionados à infraestrutura e à falta de integração entre os atores locais. A comparação revelou que a colaboração entre instituições e a presença de políticas públicas consistentes são cruciais para o sucesso de atividades com foco na bioeconomia.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 RBGDR

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.