Diagnóstico para Sustentação da Escolha de Modelo de Roteirização em Organização de Base Econômica Familiar

Autores

  • Adelaide dos Santos Figueiredo Universidade Católica de Brasí­lia - UCB
  • Janaí­na Deane de Abreu Sá Diniz Universidade Aix-Marseille II e Universidadede Brasí­lia - UnB
  • Leila Lopes da Mota Alves Porto
  • Isabele Lopes Costa Universidade Católica de Brasí­lia - UCB

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v3i3.87

Palavras-chave:

roteirização, cadeia de suprimentos, canais de distribuição

Resumo

A distribuição fí­sica das organizações de base econômica familiar geralmente é realizada empiricamente, sem nenhum conhecimento básico de técnicas e parâmetros de distribuição. Este artigo tem por objetivo identificar essa deficiência, buscando mapear os parâmetros que precisam ser considerados e avaliados na estruturação de um modelo de roteirização para essas organizações. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, foram definidos como objetos de estudo os processos de coleta e distribuição de uma cooperativa de leite e sua cadeia de suprimentos. Os resultados deste estudo sugerem deficiências nos processos ligados à produção e na escolha das rotas de coleta e entrega, acarretando elevados custos de distribuição. Conclui-se que, antes da escolha do modelo de roteirização mais adequado para uma dada organização, deve haver uma avaliação prévia e resolução dos problemas associados àqueles processos que influenciam diretamente e indiretamente o planejamento dos veí­culos.

Biografia do Autor

Adelaide dos Santos Figueiredo, Universidade Católica de Brasí­lia - UCB

Doutora em Engenharia de Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos-USP, professora e pesquisadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Economia de Empresas e do Programa de Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação da Universidade Católica de Brasí­lia. E-mail: adelaid@pos.ucb.br.

Janaí­na Deane de Abreu Sá Diniz, Universidade Aix-Marseille II e Universidadede Brasí­lia - UnB

Doutoranda em Ciências de Gestão e Desenvolvimento Sustentável, Universidade Aix-Marseille II e Universidade de Brasí­lia, bolsista de DTI/CNPq. E-mail: janadiniz@ucb.br.

Leila Lopes da Mota Alves Porto

Graduada em Zootecnia e Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial doCNPq. E-mail: leila.zootec@globo.com.

Isabele Lopes Costa, Universidade Católica de Brasí­lia - UCB

Aluna do Programa de Iniciação Cientí­fica e estudante do curso de Administração de Empresas da Universidade Católica de Brasí­lia. E-mail: isabelelopeslindinha@hotmail.com.

Downloads

Publicado

30.10.2007

Como Citar

Figueiredo, A. dos S., Diniz, J. D. de A. S., Porto, L. L. da M. A., & Costa, I. L. (2007). Diagnóstico para Sustentação da Escolha de Modelo de Roteirização em Organização de Base Econômica Familiar. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 3(3). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v3i3.87

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)