SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL SOB A ÓTICA DOS GESTORES PÚBLICOS NO ESTADO DE SERGIPE, BRASIL: QUAL A PERCEPÇÃO E AS DIFICULDADES PARA UTILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE O TEMA?

Autores

  • Williany Isis Santos
  • Adriana Correia dos Santos
  • Fabian Gilberto Ardila Pinto
  • Andhressa Araújo Fagundes
  • Silvia Maria Voci

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v17i2.6346

Palavras-chave:

Pesquisa Qualitativa. Intersetorialidade. Polí­tica Pública. Gestor de Saúde

Resumo

O presente artigo objetiva descrever a percepção dos representantes da gestão pública municipal do estado de Sergipe, Brasil, sobre segurança alimentar e nutricional e identificar as dificuldades para obtenção e utilização de informações sobre o tema. Trata-se de um estudo transversal com métodos mistos, aplicando-se técnicas de análise qualitativa e triangulação de métodos. Foram realizadas entrevistas com trinta e seis representantes da gestão pública municipal atuantes na temática. O significado da segurança alimentar e nutricional deteve-se em maioria ao sentido quali-quantitativo da alimentação, seu acesso e práticas alimentares saudáveis. Já as dificuldades para obtenção e utilização de informações sobre o tema referiram-se à necessidade de apoio técnico dos ní­veis estadual e federal, de recursos financeiro e material, falta de indicadores em ní­vel local e limitada articulação intersetorial entre os ní­veis de governo. Concluí­mos que a percepção identificada dos gestores pode limitar sua atuação que, aliada às dificuldades relatadas pelos mesmos, pode contribuir para a subutilização de dados locais e entraves para efetivação do sistema de segurança alimentar e nutricional no ní­vel municipal.

Downloads

Publicado

06.07.2021

Como Citar

Santos, W. I., Santos, A. C. dos, Pinto, F. G. A., Fagundes, A. A., & Voci, S. M. (2021). SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL SOB A ÓTICA DOS GESTORES PÚBLICOS NO ESTADO DE SERGIPE, BRASIL: QUAL A PERCEPÇÃO E AS DIFICULDADES PARA UTILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE O TEMA?. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 17(2). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v17i2.6346

Edição

Seção

Artigos