TURISMO COMO POSSIBILIDADE ECONÔMICA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE FURNAS DOS BAIANOS, AQUIDAUANA, MATO GROSSO DO SUL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v18i2.6498

Resumo

O turismo como fenômeno social e atividade econômica pode contribuir para o desenvolvimento sustentável em comunidades tradicionais, além de melhorar o acesso delas a serviços públicos. O território ocupado por essas comunidades, geralmente, oferece recursos naturais que somados à sua cultura tradicional podem compor um produto turístico único. O objetivo desta pesquisa foi analisar o turismo como possibilidade de desenvolvimento local na comunidade quilombola de Furnas dos Baianos, em Aquidauana, Mato Grosso do Sul. Especificamente, contextualizar a atividade turística na dimensão municipal, apresentar a perspectiva da comunidade acerca do turismo e identificar se há e quais são os empreendimentos que desenvolvem atividade turística na área pesquisada. A pesquisa de campo foi realizada em duas fases: aplicação dos formulários em 2018, para coletar dados que evidenciassem recursos turísticos disponíveis; realização das entrevistas em 2019, para registrar a perspectiva da comunidade acerca do turismo e das possibilidades de desenvolvimento da atividade em seu território. Apesar de importantes, apenas os recursos naturais ou a cultura tradicional não são suficientes para que o turismo se desenvolva de forma sustentável. No momento da pesquisa, o turismo não representou um interesse comum do grupo; ademais, os participantes da pesquisa ressaltaram que não se encontram preparados para trabalhar com esta atividade.

Biografia do Autor

Emilia Alibio Oppliger, Universidade Anhanguera-Uniderp

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional - Uniderp. Mestra em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, Área de concentração Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável do Cerrado e Pantanal, pela Universidade Uniderp-Anhanguera; Turismóloga formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc.

Ademir Kleber Morbeck de Oliveira, Universidade Anhanguera-Uniderp

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1989), mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1993) e doutorado em Ciências, área de concentração em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1996). Atualmente é professor da Universidade Anhanguera-Uniderp, Curso de Ciências Biológicas e do Programa em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, área de Ciências Ambientais, na linha de pesquisa Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento Regional Sustentável. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia de ecossistemas, Pantanal, etnobiologia, sementes e análise de crescimento de espécies nativas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1D.

Publicado

05.06.2022

Como Citar

Alibio Oppliger, E., & Morbeck de Oliveira, A. K. (2022). TURISMO COMO POSSIBILIDADE ECONÔMICA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE FURNAS DOS BAIANOS, AQUIDAUANA, MATO GROSSO DO SUL. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 18(2). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v18i2.6498

Edição

Seção

Artigos