INVESTIMENTOS E SUA RELAÇÃO COM O CRESCIMENTO ECONÔMICO PARANAENSE
UMA ANÁLISE ESTRATIFICADA
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v22i1.7626Resumo
O presente estudo visa realizar uma avaliação dos efeitos dos investimentos privados e públicos no crescimento econômico do estado do Paraná, adotando uma abordagem estratificada por diferentes níveis de renda. A relevância deste debate se deve ao fato de que tanto teórica como pragmaticamente, há muito se discute o papel dos investimentos para o crescimento econômico. Ao considerar tal temática, o presente trabalho busca demonstrar como as decisões de investimento, oriundas do âmbito privado, influenciam a economia, o que auxilia na compreensão e embasamento de políticas eficientes e equitativas orientadas a promover um crescimento econômico sustentável. Para atingir tal objetivo, a metodologia aplicada neste estudo é a regressão quantílica, uma ferramenta estatística que permite analisar não apenas a média dos efeitos, mas também suas variações ao longo da distribuição. Os dados foram obtidos no Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES) referentes ao ano de 2019 para os municípios do Paraná. Os principais resultados demonstram que as variáveis de investimento público e privado são importantes para a economia e o investimento privado se destaca, embora tal impacto seja distinto dependendo do nível econômico municipal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.






