AS AGLOMERAÇÕES PRODUTIVAS E A SUSTENTABILIDADE: UM DIÁLOGO PERTINENTE PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL EM AMBIENTES DE FRONTEIRA
A PERTINENT DIALOGUE FOR REGIONAL DEVELOPMENT IN A BORDER ENVIRONMENT
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v22i1.7958Palavras-chave:
Sustainability, Environmental economics, Ecological economics, Productive agglomerations, DevelopmentResumo
O objetivo deste estudo consiste em compreender a lógica conceitual dos distritos industriais, dos milieux innovateurs e dos clusters à luz das correntes teóricas da economia do meio ambiente. Como referencial teórico utilizam-se fundamentos de Aglomerados Produtivos, da Sustentabilidade, da área sub-regional da Faixa de Fronteira, e a da Economia do Meio Ambiente (Economia Ambiental e Economia Ecológica). Quanto aos aspectos metodológicos este estudo constitui-se em um ensaio teórico reflexivo elaborado a partir de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo para tratamento e organização dos dados. Os resultados alcançados mostram interpretações no sentido de que, do ponto de vista teórico, os distritos industriais, milieux innovateurs e clusters (aglomerados produtivos), encontram consonância com os pressupostos da economia ambiental (Mainstrean da Economia Neoclássica), em detrimento das concepções teóricas da economia ecológica. No entanto, a economia ambiental e a economia ecológica convergem no entendimento de que o progresso científico e o tecnológico são fundamentais para aumentar a eficiência, de modo geral, na utilização dos recursos naturais (renováveis e não renováveis). Dessa forma, repensar o modo como se processa a produção e o consumo de bens e serviços torna-se pertinente nas discussões e na sustentabilidade das ações incorporadas ao processo de desenvolvimento de regiões. Assim, em tempos de mudanças climáticas e preocupações cada vez mais urgentes em relação ao meio ambiente, é imprescindível que esforços científicos e de conscientização possam ser realizados com mais efetividade por pessoas e instituições, na direção de um desenvolvimento mais inclusivo e sustentável.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.






