O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO EM ESPAÇO RURAL NO OESTE DO PARANÁ: POTENCIALIDADES PARA IMPLEMENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v21i3.8268Palavras-chave:
Desenvolvimento Rural, Desenvolvimento Neo-Endógeno, Turismo Rural, AgroturismoResumo
O objetivo deste artigo é identificar e analisar quais são os elementos necessários para a expansão do turismo em espaço rural, em 18 municípios selecionados de regiões Imediatas do Oeste do Paraná (Brasil), considerando experiências de êxito de cinco municípios da província de Granada (Espanha). A proposta aos produtores rurais é de uma complementação ao agronegócio, oportunizando novas fontes de empregos e renda. A pesquisa foi aplicada, explicativa e descritiva. Foram realizadas pesquisas primárias e secundárias, em ambas as regiões, visando conhecer e caracterizar a população (dados como renda, Índice de Desenvolvimento Humano – IDH, Produto interno bruto – PIB per capita, população ocupada), além de aspectos relacionados ao turismo em espaço rural. Como resultados, observaram-se potencialidades já existentes (localização, infraestrutura e presença de agências fomentadoras de turismo). Além disto, ressalta-se a importância do turismo em espaço rural para a preservação dos patrimônios natural e cultural, bem como pode ser um coadjuvante para frear a despovoação destas áreas. As estratégias que poderiam ser utilizadas, envolvem a formação dos produtores e empreendedores de turismo em espaço rural, e as parcerias entre eles; para tornar a região uma referência neste setor, encantando e divulgando as atividades e belezas dos municípios.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.