Como instrumentalizar a polí­tica regional do Mercosul: uma proposta de integração econômica

Autores

  • Daniel Arruda Coronel Universidade Federal de Viçosa - UFV

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v5i1.187

Palavras-chave:

Polí­tica regional, Instituições, Mercosul.

Resumo

Nas últimas décadas foram presenciadas importantes mudanças na esfera mundial do ponto de vista econômico, social e polí­tico, que afetaram todos os paí­ses latino-americanos, destacando-se o processo de globalização. Concomitantemente a este processo, intensifica-se a formação de blocos regionais como forma dos paí­ses se protegerem nesta nova ordem mundial. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é apontar uma alternativa de desenvolvimento e de melhora nas condições de negociações internacionais para o Brasil e Mercosul, além de tentar resolver problemas regionais existentes anteriormente em escala nacional. Para que isto ocorra, propõe-se uma polí­tica regional comum que, através de instituições e regras transparentes, absorvam em grande medida as mazelas da abertura comercial e financeira abrupta e sem planejamento que ocorreu nos paí­ses sul-americanos. Neste sentido, apresentam-se alguns exemplos de planejamento regional, destacando que a polí­tica regional comunitária é capaz de diminuir as desigualdades entre os paí­ses e entre regiões, possibilitando uma distribuição eqüitativa dos custos e benefí­cios do processo de integração regional.

Biografia do Autor

Daniel Arruda Coronel, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Doutorando em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Economista pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Bolsista de Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ní­vel Superior (CAPES) e Membro dos Grupos de Pesquisa Integração Regional da UFSM, Estudos em Organizações da UFRGS e Comércio Internacional e Cadeias Agroindustriais da UFV.

Downloads

Publicado

04.03.2009

Como Citar

Coronel, D. A. (2009). Como instrumentalizar a polí­tica regional do Mercosul: uma proposta de integração econômica. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 5(1). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v5i1.187

Edição

Seção

Artigos