THE STATE, PUBLIC POLICY AND EVOLUTION OF THE BRAZILIAN FOOD SUPPLY: IMPACTS OF CENTRALIZATION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i1.6548

Palavras-chave:

Centrais de Abastecimento, Compras públicas, Desarticulação local

Resumo

O presente estudo tem como objetivo discutir a trajetória, contexto atual e os reflexos do modelo centralizador do abastecimento alimentar no Brasil, focando na ação estatal enquanto força motriz. Discute-se ainda, as transformações que vêm ocorrendo nos processos de abastecimento alimentar brasileiros ao longo do tempo, nos aspectos produtivos, de mercado e consumo. O método adotado neste estudo foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de dados secundários, resultando em um ensaio teórico. Para levantamento da produção científica, foram realizadas buscas sistemáticas para os anos de 2019 e 2020 em diferentes bases de dados. Também foi realizada busca em dados secundários nas bases de dados oficiais do Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional (FNDE), Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e Ministério da Cidadania. Foi possível constatar que as ações e políticas públicas historicamente adotadas pelo Estado brasileiro não foram suficientes para atender as demandas de abastecimento alimentar nacional. Com uma política histórica de desenvolvimento focada na produção em escala e para a exportação, o Brasil enfrentou várias crises de abastecimento causando agravamento de problemas sociais. Ainda assim, o Estado brasileiro não estabeleceu um plano de governo que fosse capaz de corrigir debilidades e priorizar a produção e os mercados para abastecimento alimentar dos brasileiros.

Biografia do Autor

Janaína Balk Brandão, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Extensão Rural e Professora Adjunta da UNiversidade Federal de Santa Maria.

Raquel Breitenbach, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL

Bacharel em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, Mestre e Doutora em Extensão Rural, Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Gustavo Pinto da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria e Professor de ensino médio, técnico e tecnológico do Colégio Politécnico da UFSM.

Eduardo Gilvan Dutra, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

31.01.2024

Como Citar

Balk Brandão, J. ., Breitenbach, R., Pinto da Silva, G., & Gilvan Dutra, E. . (2024). THE STATE, PUBLIC POLICY AND EVOLUTION OF THE BRAZILIAN FOOD SUPPLY: IMPACTS OF CENTRALIZATION. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 20(1). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i1.6548

Edição

Seção

Artigos