CIRCUITOS CURTOS DE ABASTECIMENTO ALIMENTAR: DINÂMICA DA COMERCIALIZAÇÃO DA FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR EM SÃO LOURENÇO DO SUL/RS
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v21i1.8052Palavras-chave:
Produção de Alimentos; Agroecologia; Trabalho; Renda.Resumo
A agricultura familiar é a principal forma de agricultura no município de São Lourenço do Sul/RS (IBGE, 2019). Os Circuitos Curtos de Abastecimento Alimentar (CCAAs) se colocam como uma alternativa possível de trabalho, renda e consumo para aquelas famílias que, historicamente, ficaram à margem ou optaram por um distanciamento das cadeias do agronegócio. Assim, se questiona: Qual é a dinâmica da comercialização da feira da agricultura familiar em São Lourenço do Sul/RS? Diante disso, o presente estudo buscou analisar a dinâmica da comercialização da feira da agricultura familiar em São Lourenço do Sul/RS. Metodologicamente a pesquisa classifica-se como qualitativa e a técnica de coleta de dados adotada foi a entrevista semiestruturada. Foram realizadas onze entrevistas com feirantes de São Lourenço do Sul/RS e onze consumidores do mesmo local. Os resultados apontam que a feira constitui um importante espaço de comercialização de alimentos de qualidade tanto para as famílias de agricultores como para os consumidores. Para a maioria dos feirantes os rendimentos advindos da comercialização se constituem como principal fonte do sustento familiar. Os consumidores apontam longo histórico de relacionamento, assim como acesso a alimentos de qualidade e saudáveis. Já os desafios colocados estão essencialmente centralizados na falta total de estrutura na praça da cidade onde é realizada a feira, assim como na distância dos estabelecimentos rurais até o local de comercialização.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.