Equipes de conhecimento no processo de reorganização institucional

Autores

  • Antonio Ramalho de Souza Carvalho Universidade de Taubaté - UNITAU e Centro Técnico Aeroespacial - CTA
  • Edson Aparecida de Araújo Querido Oliveira Universidade de Taubaté - UNITAU

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v1i2.71

Palavras-chave:

gestão do conhecimento, estrutura organizacional, inovação

Resumo

Este artigo destaca a criação de comitês temáticos como equipes de conhecimento, durante o processo de reorganização institucional ocorrido no final de 2004 e iní­cio de 2005, em uma Instituição Pública de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I), como uma das técnicas para prover os gestores de informações que possibilitem a inovação. O trabalho está fundamentado no referencial teórico sobre gestão do conhecimento, visando a compreensão da inovação dos processos durante a prática de reorganização institucional. Conclui-se que as equipes de conhecimento são detentoras de uma grande quantidade de experiências no trato da questão pública, sendo necessária a articulação entre equipes e organização para tornar essas experiências em elemento na busca da eficácia.

Biografia do Autor

Antonio Ramalho de Souza Carvalho, Universidade de Taubaté - UNITAU e Centro Técnico Aeroespacial - CTA

Antonio Ramalho de Souza Carvalho, Administrador de Empresas, Mestrando em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté – UNITAU(www.unitau.br). Coordenador em Organização e Normalização do Centro Técnico Aeroespacial (www.cta.br). Email: ramalho@vdr.cta.br.

Edson Aparecida de Araújo Querido Oliveira, Universidade de Taubaté - UNITAU

Edson Aparecida de Araújo Querido Oliveira, Economista, Doutor em Organização Industrial pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA, Coordenador do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté – UNITAU (www.unitau.br). E-mail:edson@unitau.br.

Downloads

Publicado

16.10.2007

Como Citar

Carvalho, A. R. de S., & Oliveira, E. A. de A. Q. (2007). Equipes de conhecimento no processo de reorganização institucional. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 1(2). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v1i2.71

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 > >>