HETEROGENEIDADE NA AGROPECUÁRIA AMAZÔNICA

UMA ANÁLISE MULTIVARIADA A PARTIR DO CENSO AGROPECUÁRIO DE 2017

Autores

  • Pedro Gilberto Cavalcante Filho Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Territorial
  • Daniela Tatiane de Souza Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Territorial
  • Paulo Roberto Martinho Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Territorial
  • Marcelo Gigliotti Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Territorial

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v21i2.7668

Palavras-chave:

Análise multivariada, Amazônia, Clusters, Heterogeneidade produtiva, Estrutura agrícola

Resumo

O avanço das atividades agropecuárias sobre o território amazônico é uma realidade constatada há algum tempo, o que desperta preocupação com o aumento do desmatamento na região. A relação direta da agropecuária com o espaço rural e a exploração de recursos naturais demanda a inclusão de sistemas produtivos mais sustentáveis, especialmente na Amazônia. Porém, sabe-se que a agropecuária brasileira é configurada por um padrão bastante heterogêneo nas mais diferentes dimensões. O objetivo deste trabalho é avaliar a heterogeneidade da agropecuária na Amazônia brasileira. Especificamente, buscou-se explorar as características dos estabelecimentos agropecuários amazônicos através da combinação de variáveis relacionadas a dimensões agrária, econômica e produtiva, tecnológica, estrutural e ambiental. As informações relacionadas à configuração do setor agropecuário foram obtidas na base de dados do Censo Agropecuário 2017 do IBGE, os dados relacionados a desmatamento extraídos do PRODES/INPE e as áreas de contenção de desmatamento, representadas majoritariamente pelas terras públicas (áreas militares, unidades de conservação de proteção integral e terras indígenas) obtidas no CNFP/MAP. A análise exploratória e multivariada de clusters foi a técnica estatística empregada e considerou a construção de variáveis atribuídas em nível municipal limitado ao bioma Amazônia. Os resultados indicaram seis perfis de municípios com padrões de produção distintos: pecuária de padrão extensivo, pecuária de baixo padrão tecnológico, pecuária de alto padrão tecnológico, agricultura de desenvolvimento tecnológico, produção vegetal de baixa tecnologia e conservação vegetal. Mesmo tratando-se de um bioma específico, existem características produtivas diversas entre os estabelecimentos agropecuários, o que reflete a heterogeneidade presente na agropecuária brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Pedro Gilberto Cavalcante Filho, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Territorial

Mestre em Desenvolvimento Econômico (IE/Unicamp), bolsista DTI/CNPq na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) Territorial, Campinas - SP, Brasil. E-mail: pedro.cavalcante@colaborador.embrapa.br.

Daniela Tatiane de Souza, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Territorial

Doutora em Engenharia da Produção (UFSCar), analista na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) Territorial, Campinas - SP, Brasil. E-mail: daniela.souza@embrapa.br.

Paulo Roberto Martinho, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Territorial

Mestre em Agricultura Tropical e Subtropical, Gestão de Recursos Ambientais (IAC), analista na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) Territorial, Campinas - SP, Brasil. E-mail: paulo.martinho@embrapa.br.

Marcelo Gigliotti, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Territorial

Doutor em Geografia (IG/Unicamp), bolsista DTI/CNPq na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) Territorial, Campinas - SP, Brasil. E-mail: marcelo.gigliotti@colaborador.embrapa.br

Publicado

11.06.2025

Como Citar

Cavalcante Filho, P. G., Souza, D. T. de, Martinho, P. R., & Gigliotti, M. (2025). HETEROGENEIDADE NA AGROPECUÁRIA AMAZÔNICA: UMA ANÁLISE MULTIVARIADA A PARTIR DO CENSO AGROPECUÁRIO DE 2017. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 21(2). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v21i2.7668

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)