Estratégia e Gestão Social e Ambiental: As metas de desenvolvimento do milênio no municí­pio de Pindamonhangaba (Parte 2)

Autores

  • Luiz Panhoca Universidade de Taubaté - UNITAU
  • Olga Maria Panhoca da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Fernanda Figueira Universidade de Taubaté - UNITAU
  • Mário Cesar Nascimento Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Fabio Ricci Universidade de Taubaté - UNITAU

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v3i3.92

Palavras-chave:

objetivos do milênio, desenvolvimento sustentável, estratégia e gestão ambiental.

Resumo

Este trabalho é a segunda parte de um projeto que tem por objetivo apresentar as metas de desenvolvimento do milênio como estratégia para a gestão social e ambiental tendo como estudo de caso o municí­pio de Pindamonhangaba. Apresentaram-se no primeiro artigo as metas 1 e 2, neste apresentar-se-ão os seis outros objetivos, no terceiro e último serão apresentadas as discussões e tecidas as considerações finais. Utiliza-se proposta metodológica para o estudo dos indicadores das oito metas o desenvolvimento multidimensional de categorias pela denominada fuzzy set. Para cada uma das categorias, utilizou-se de dados disponibilizados pelo IBGE e SEADE. As metas foram estabelecidas na reunião de Cúpula do Milênio, realizada na cidade de Nova York no ano de 2000, por 191 paí­ses, incluindo o Brasil. Utilizaram-se os indicadores para se verificar o posicionamento do municí­pio em relação ao Estado e ao Paí­s e a perspectiva de se utilizá-los para estabelecer as estratégias a serem adotadas na elaboração de propostas polí­ticas e planos municipais para o desenvolvimento regional sustentado.

Biografia do Autor

Luiz Panhoca, Universidade de Taubaté - UNITAU

Doutor em Contabilidade (USP), professor pesquisador do Programa de Mestrado emGestão e desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté.

Olga Maria Panhoca da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutora em Saúde Pública (USP), diretora de pesquisas e professora da UDESC – NCO– Universidade Estadual de Santa Catarina.

Fernanda Figueira, Universidade de Taubaté - UNITAU

Mestranda do Programa em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté.

Mário Cesar Nascimento, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestre e professor da UDESC na área de Ciência do Desenvolvimento Humano daUDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Fabio Ricci, Universidade de Taubaté - UNITAU

Professor do programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional da UNITAU.

Downloads

Publicado

30.10.2007

Como Citar

Panhoca, L., da Silva, O. M. P., Figueira, F., Nascimento, M. C., & Ricci, F. (2007). Estratégia e Gestão Social e Ambiental: As metas de desenvolvimento do milênio no municí­pio de Pindamonhangaba (Parte 2). Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 3(3). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v3i3.92

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>