MEL NO/DO PANTANAL
O TERRITÓRIO, AS TERRITORIALIDADES E AS RELAÇÕES DE PODER
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v21i3.7560Keywords:
Apicultura, Comunidade ribeirinha, Pantanal sul-mato-grossenseAbstract
O objetivo deste artigo foi de analisar o território, as territorialidades e as relações de poder na produção de mel pela percepção dos ribeirinhos do Pantanal de Mato Grosso do Sul. Foram consideradas duas comunidades – Paraguai Mirim e Vila do Amolar. A pesquisa se caracteriza como exploratória e descritiva, com uma abordagem qualitativa utilizando observação e a entrevista como método de coleta de dados. Os dados foram tratados de acordo com a análise de conteúdo e elaboração de relatórios. Partindo da descrição do espaço e território – Pantanal e do Mel do Pantanal, procurou-se entender o território e as territorialidades em torno da produção de mel no e do Pantanal, para então analisar as relações de poder. Foram identificadas duas realidades, o “Mel no Pantanal” e o Mel do Pantanal, em que as diferenças (culturais, sociais, políticas e econômicas) se apoiam principalmente na possibilidade da apropriação da Identificação Geográfica (IG) – no caso do Mel do Pantanal – e nas relações que as comunidades têm com outros atores. Sendo o “Mel no Pantanal” uma produção rústica, caseira, cultural e manual que não se apropria da IG.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors who have their papers accepted and published in the Brazilian Journal of Regional Management and Development must agree to the copyright policy CC BY https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
If the article is accepted for publication, the copyright is automatically assigned to the Brazilian Journal of Regional Management and Development.
 
						 
							 English
						English
					 Español (España)
						Español (España)
					 Português (Brasil)
						Português (Brasil)
					
 
  
  
  
  
 

 
 



