A INFLUÊNCIA DO GASTO PER CAPITA SOBRE A DINÂMICA EMPRESARIAL DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v22i2.7307Palabras clave:
Desenvolvimento. Regionalidade. Finanças Públicas.Resumen
Esta pesquisa teve por objetivo analisar o comportamento do gasto municipal per capita, total e seu detalhamento em 17 categorias distintas, no processo de formação de agrupamentos (clusters) municipais no estado de Minas Gerais, e ainda, dentro desses agrupamentos, buscou avaliar quais categorias de gastos per capita puderam ser considerados determinantes do aumento (variação positiva) na quantidade empresas em atividade nos munícipios mineiros. A partir de uma amostra de pesquisa formada pelos dados de empresas e gastos per capita de 848 municípios mineiros, a análise de agrupamentos (cluster) e a análise de regressão linear permitiram observar que: praticamente todas as categorias de gastos foram significativas para a composição dos 4 agrupamentos identificados neste estudo, caracterizando-se como exceção somente os gastos per capita com “reforma agrária e colonização”; os gastos per capita classificados como gastos em “outras atividades” apresentam valores mais expressivos, quando comparados ao “gasto total”, que aqueles gastos cujo direcionamento está constitucionalmente previsto, isso é, “saúde” e “educação”; a combinação linear das variáveis independentes formadas pelos gastos per capita com “reforma agrária e colonização”, “saneamento”, “difusão cultural” e “desenvolvimento econômico” foram significativas para explicar a variação positiva na quantidade de empresas criadas em 433 municípios, de um total de 462 municípios investigados em Minas Gerais. Dessa forma, ainda que exploratória, esta investigação científica permitiu concluir que mais importante que a tomada de decisão acerca do quanto se gasta é tomada de decisão relacionada ao objetivo do gasto municipal a ser realizado.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2026 RBGDR

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.






