ESTRATÉGIA COMUNITÁRIA PARA UMA AMAZÔNIA SUSTENTÁVEL:
COOPERAÇÃO INTERNACIONAL NA CERTIFICAÇÃO DO AÇAÍ NO ARQUIPÉLAGO DO BAILIQUE
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v21i2.7879Palabras clave:
Açaí. Sustentabilidade. Cooperação Internacional para o Desenvolvimento. Protocolo Comunitário, Certificação FSCResumen
A cadeia produtiva do açaí oferece uma oportunidade econômica inclusiva para as comunidades rurais amazônicas, com um mercado em crescimento, especialmente o internacional. No entanto, a intensa dinâmica de comercialização do fruto tem acarretado pressões que colocam em risco a biodiversidade das florestas amazônicas onde o fruto é coletado. O enfrentamento dos desafios da sustentabilidade na produção de açaí perpassa questões estruturais e de governança pública, mas também envolve as estratégias desenvolvidas localmente. Este artigo explora a experiência das comunidades do arquipélago de Bailique, no Amapá, que organizadas por meio do Protocolo Comunitário, buscaram a cooperação internacional para o desenvolvimento (CID) com estratégia para certificar pelo Forest Stewardship Council (FSC) o manejo do açaí. A pesquisa qualitativa, orientada pela pesquisa-ação, analisou essa experiência pioneira a partir da perspectiva dos atores locais. O objetivo foi investigar se a CID no processo de obtenção da certificação respeitou o princípio do protagonismo dos autores locais e apoiou de fato a sustentabilidade da produção de açaí das comunidades. Os resultados alcançados indicam que a organização das comunidades no protocolo comunitário foi elemento-chave para que os interesses locais fossem orientadores e permitissem relações equilibradas no processo de cooperação.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 RBGDR

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.