ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O PAPEL DOS SISTEMAS DE ENGENHARIA NO VALE DO RIBEIRA PARANAENSE
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v21i3.8195Resumen
O presente artigo discute a relação entre os Sistemas de Engenharia (rodovias) e a sua relação com o desenvolvimento/crescimento econômico de três município do Vale do Ribeira Paranaense: Adrianópolis, Cerro Azul e Doutor Ulysses. O objetivo da pesquisa é compreender como as rodovias, enquanto fixos modificadores do espaço geográfico, são capazes de alterar a lógica de desenvolvimento de um determinado recorte espacial. A construção da pesquisa está baseada na revisão teórica sobre o tema e a comparação entre a arrecadação do ICMS dos municípios analisados entre os anos de 1997 e 2022. Os resultados encontrados apontam para as rodovias como elementos importantes para o crescimento econômico dos municípios, sendo observados maiores índices de arrecadação a partir de sua implantação. Os Sistemas de Engenharia não são agentes produtores do desenvolvimento econômico ou municipal/regional, mas são condição para que ele aconteça.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 RBGDR

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.