ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O PAPEL DOS SISTEMAS DE ENGENHARIA NO VALE DO RIBEIRA PARANAENSE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v21i3.8195

Resumo

O presente artigo discute a relação entre os Sistemas de Engenharia (rodovias) e a sua relação com o desenvolvimento/crescimento econômico de três município do Vale do Ribeira Paranaense: Adrianópolis, Cerro Azul e Doutor Ulysses. O objetivo da pesquisa é compreender como as rodovias, enquanto fixos modificadores do espaço geográfico, são capazes de alterar a lógica de desenvolvimento de um determinado recorte espacial. A construção da pesquisa está baseada na revisão teórica sobre o tema e a comparação entre a arrecadação do ICMS dos municípios analisados entre os anos de 1997 e 2022. Os resultados encontrados apontam para as rodovias como elementos importantes para o crescimento econômico dos municípios, sendo observados maiores índices de arrecadação a partir de sua implantação. Os Sistemas de Engenharia não são agentes produtores do desenvolvimento econômico ou municipal/regional, mas são condição para que ele aconteça.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andriéli Gmach, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutoranda em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia na Universidade Estadual de Ponta Grossa, Mestra em Gestão do Território - Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Licenciada em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e acadêmica de Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Membra do Grupo de Estudos Geocidades (UEPG) e atua no Laboratório de Planejamento Urbano e Regional (UEPG). Faz parte da equipe técnica de revisão dos Planos Diretores de Doutor Ulysses-PR e Guaraqueçaba-PR, atuando como Historiadora. Tem atuado em pesquisas na área de Desenvolvimento Urbano, Local e Regional, com ênfase em desenvolvimento social, político e econômico a partir dos sistemas de engenharia. Possui pesquisa na área de História Regional da região do Contestado, com ênfase na Guerra do Contestado. Trabalha com Projeto Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (História Oral, Memória, Cultura e Patrimônio) e Desenvolvimento Social e Urbano do Vale do Ribeira - Paraná.

Marcio Jose Ornat, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Pós-Doutor em Geografia (Universitat Autònoma de Barcelona - 2016). Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (UFRJ - 2011). Mestre em Gestão do Território pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (UEPG - 2008). Licenciado em Geografia e Bacharel em Geografia (UEPG - 2005). Geógrafo (CREA PR n 197154/D). É professor Associado no Departamento de Geociências (UEPG) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO - UEPG). É coordenador do Grupo de Pesquisa GeoCidades. Foi membro da Equipe Técnica responsável pela Elaboração do Plano Diretor Participativo do Município de Palmeira - PR (Decreto Municipal n 5.242, de 14/08/2006). É Coordenador da Equipe Técnica da UEPG para a Revisão do Plano Diretor Participativo do Município de Cerro Azul - PR (Portaria Municipal n 917 / 2021), Coordenador da Equipe Técnica para a Revisão do Plano Diretor Participativo do Município de Doutor Ulysses - PR (Decreto Municipal n 93, de 19/04/2023) e Coordenador da Equipe Técnica para a Revisão do Plano Diretor Participativo do Município de Guaraqueçaba - PR (Decreto Municipal n 202, de 20/12/2023). Coordenador do Projeto de Prestação de Serviço Extensionista "Assessoria na construção de projetos de desenvolvimento urbano e regional dos municípios com IDH Médio e Baixo no Estado do Paraná, por meio da elaboração / revisão de seus Planos Diretores Participativos". Como coordenador do Laboratório de Planejamento Urbano e Regional, do Departamento de Geociências da UEPG, tem desenvolvido atividades de pesquisa e extensão vinculadas as seguintes temáticas: (1) Elaboração de Planos Diretores Municipais; (2) Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Regional; (3) Participação Popular na Elaboração de Planos Diretores Municipais.

Publicado

02.10.2025

Como Citar

Gmach, A., & Ornat, M. J. (2025). ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O PAPEL DOS SISTEMAS DE ENGENHARIA NO VALE DO RIBEIRA PARANAENSE. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 21(3). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v21i3.8195