ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O PAPEL DOS SISTEMAS DE ENGENHARIA NO VALE DO RIBEIRA PARANAENSE
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v21i3.8195Resumo
O presente artigo discute a relação entre os Sistemas de Engenharia (rodovias) e a sua relação com o desenvolvimento/crescimento econômico de três município do Vale do Ribeira Paranaense: Adrianópolis, Cerro Azul e Doutor Ulysses. O objetivo da pesquisa é compreender como as rodovias, enquanto fixos modificadores do espaço geográfico, são capazes de alterar a lógica de desenvolvimento de um determinado recorte espacial. A construção da pesquisa está baseada na revisão teórica sobre o tema e a comparação entre a arrecadação do ICMS dos municípios analisados entre os anos de 1997 e 2022. Os resultados encontrados apontam para as rodovias como elementos importantes para o crescimento econômico dos municípios, sendo observados maiores índices de arrecadação a partir de sua implantação. Os Sistemas de Engenharia não são agentes produtores do desenvolvimento econômico ou municipal/regional, mas são condição para que ele aconteça.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.