CIBERESPAÇO E A PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO CONTEXTO DO COOPERATIVISMO DE CRÉDITO
O CASO DE UMA COOPERATIVA DA REGIÃO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ (SANTA CATARINA)
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v21i1.6792Palavras-chave:
Ciberespaço, Participação, Cooperativismo, Desenvolvimento RegionalResumo
O processo de desenvolvimento das sociedades passa pela organização dos territórios e das territorialidades, compreendida neste percurso de pesquisa a partir da categoria de análise da formação sócio-espacial. Tal perspectiva inclui nas reflexões o fenômeno técnico-científico-informacional e o ciberespaço como elementos de significativas mudanças, sobretudo quando abordados sob o ponto de vista da e para a participação social. Nesse marco conceitual, a pesquisa tem por objetivo compreender e analisar a apropriação do ciberespaço para processos participativos no sistema cooperativista. O escopo metodológico é qualitativo e exploratório, a partir do estudo de caso de uma cooperativa de crédito situada na região do Alto Vale do Itajaí (Santa Catarina). Como resultados, se pode destacar a contribuição do ciberespaço para o empoderamento e a participação nos atos assembleares. Por outro lado, observou-se que a apropriação do ciberespaço e das ferramentas tecnológicas se torna fundamental para a participação. Tais conclusões abrem horizontes para discussões sobre dinâmicas sociais recentes, desenhadas no âmbito do ciberespaço e aplicadas ao contexto da participação social no cooperativismo e do desenvolvimento regional.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.