DÉFICIT HABITACIONAL, DIMENSÕES URBANAS E FATORES SOCIOECONÔMICOS
UMA CARACTERIZAÇÃO PARA A ECONOMIA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v21i3.7586Palavras-chave:
Déficit habitacional, Análise Fatorial Exploratória, Análise Comparativa Qualitativa, Condições socioeconômicas e urbanasResumo
O objetivo do presente estudo é caracterizar o déficit habitacional e as condições socioeconômicas e urbanas de acordo com os indicadores dos municípios brasileiros, uma vez que o mesmo se comporta de forma distinta de região para região. A Região Norte apresenta o maior déficit relativo, enquanto a região Sul o menor. Este trabalho procura contribuir para o debate em curso levando em consideração as múltiplas configurações de dimensões urbanas e a estrutura habitacional. Para tanto, são utilizadas as informações estatísticas do Censo Demográfico de 2010 e duas técnicas: Análise Fatorial Exploratória e Análise Comparativa Qualitativa (fsQCA - fuzzy set Qualitative Comparative Analysis). Os resultados conclusivos sinalizam que um alto desenvolvimento socioeconômico associado à alta provisão de infraestrutura e baixo crescimento urbano leva a um baixo déficit habitacional. Assim, pois, os municípios brasileiros que vem direcionando políticas públicas de melhorias nos indicadores socioeconômicos da população e de infraestrutura urbana poderiam contribuir para a redução do déficit habitacional no Brasil.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.






