POTENCIALIDADE DE REGISTRO DE INDICAÇÃO GEOGRÁFICA DA CACHAÇA ARTESANAL DE ALAMBIQUE DE CORONEL XAVIER CHAVES - MG: UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v21i3.8026Palavras-chave:
Metodologia de identificação, SEBRAE, Indicação Geográfica, Cachaça artesanalResumo
A indicação geográfica (IG) é um instrumento da propriedade intelectual desenvolvido para proteger e valorizar produtos singulares e sua região de produção com impacto na preservação das expressões culturais tradicionais e na ampliação de comercialização por meio de ações associativistas. Com este enfoque, o presente trabalho teve por finalidade analisar a potencialidade do município de Coronel Xavier Chaves-MG para ser reconhecido como uma Indicação Geográfica para a produção de Cachaça artesanal de alambique. Para isso, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho descritivo e analítico, conduzida por um estudo de caso, seguindo a metodologia do SEBRAE intitulada “Guia para Diagnóstico de uma Potencial Indicação Geográfica”. Foram analisados aspectos como a reputação do produto e sua ligação com o município, a atuação dos produtores e demais agentes da cadeia produtiva, bem como as características histórico-culturais e socioeconômicas locais. Os resultados revelaram atributos que vinculam a cachaça ao território local, conferindo-lhe identidade única e justificando o interesse pelo registro de IG. Embora o reconhecimento possa trazer benefícios econômicos e culturais, a falta de uma associação de produtores representa um desafio. Recomenda-se a formação de uma entidade representativa para fortalecer a governança e viabilizar o registro de IG.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.






