Ciência, Tecnologia e Pesquisa Tecnológica

Autores

  • Isabel Cristina dos Santos Universidade de Taubaté
  • Márcio da Silveira Luz Universidade de Taubaté

Palavras-chave:

Ciência e Tecnologia, Pesquisa e Desenvolvimento, Inovação

Resumo

Este artigo apresenta o processo de construção da comunidade cientí­fico-tecnológica brasileira, tendo como pano de fundo o contexto polí­tico e a direção dos esforços para geração de indústrias de base tecnológica no paí­s. A metodologia de pesquisa foi pautada em revisão de literatura e na análise documental, nos relatórios do Ministério da Ciência e Tecnologia, além de dados sobre os investimentos mundiais em Pesquisa e Desenvolvimento, de domí­nio público. O trabalho avalia o valor estratégico dos incentivos para a Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (P&D), no paí­s, estabelecendo um quadro de comparação dos investimentos realizados em paí­ses considerados tecnologicamente desenvolvidos ou proficientes em setores de alta intensidade tecnológica especí­ficos. Por fim, são discutidos alguns dos maiores problemas na formulação de estratégicas de P&D e uma polí­tica futura de inovação.

Biografia do Autor

Isabel Cristina dos Santos, Universidade de Taubaté

Administradora, Mestre em Administração (PUCSP, 1999), Doutora em Engenharia (EPUSP, 2004), Professora Assistente Doutora - Departamento de Economia, Contábeis e Administração da Universidade de Taubaté.

Márcio da Silveira Luz, Universidade de Taubaté

Engenheiro Mecânico (UFF, 1973), Mestre em Ciências Aeroespaciais (ITA, 1978), Doutor em Ciências (ITA, 1983). Professor Assistente Doutor - Departamento de Economia, Contábeis e Administração da Universidade de Taubaté.

Downloads

Publicado

02.10.2007

Como Citar

dos Santos, I. C., & Luz, M. da S. (2007). Ciência, Tecnologia e Pesquisa Tecnológica. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 2(3). Recuperado de https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/28

Edição

Seção

Dossiês

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.