FRACTAL: A TRANSDISCIPLINARY METHOD FOR OPTIMIZING FOOD PACKAGING IN LOCAL AGRI-FOOD SYSTEMS FOCUSED ON SUSTAINABILITY

Authors

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v21i3.8064

Keywords:

Local foods, Cultural-territorial identity, Transdisciplinarity, Sustainable development, Packaging design

Abstract

This study explores the challenges of developing food packaging in local agri-food systems focused on sustainability, highlighting the need for transdisciplinary approaches adapted to the particularities of innovation and environmental preservation. The main objective was to develop a food packaging design method optimized for these productive realities. The research, which was applied, exploratory and descriptive, used a mixed approach with longitudinal and cross-sectional studies, based on the hypothetical-deductive method, bibliographical research and action research. The methodology incorporated principles of packaging design, design thinking and project management, testing three main hypotheses. The results culminated in the design of the "Fractal" method, a transdisciplinary roadmap that integrates technology, the environment and people, based on seven central premises: appreciation, sustainability, legal compliance and food safety, producer-consumer connection, environmental preservation, innovation harmonized with tradition and territorial-community engagement. The roadmap was organized into three stages, supported by a framework with 15 themes, a briefing form and two checklists with 137 criteria to guide the design and management processes. This research contributed to filling potential gaps in the literature by providing a theoretical and practical basis for enhancing technological innovations and the design of sustainable solutions. In line with emerging trends, the study proposes new alternatives for optimizing food packaging, respecting ecological limits and promoting social and economic inclusion, seeking to generate positive impacts on local and regional economies.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Karan Roberto da Motta Valente, Universidade do Estado do Pará

Graduado em Design pela Universidade do Estado do Pará (UEPA, 2010), com especialização em Engenharia de Produção (UEPA, 2011) e Gestão de Marketing pela Faculdade Ideal (FACI, 2013). Mestre em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA, 2020). Atualmente, é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares (PPDRGEA) do IFPA. Possui certificações relevantes, incluindo Inteligência de Mercado pelo IBRAMERC-SP e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Programa de Gestão Avançada (APG) pela AmanaKey e Formação de Núcleos Empresariais pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo da União Europeia (UE). Atuou em projetos de extensão e desenvolvimento tecnológico como bolsista da UEPA, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (FAPESPA) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foi Agente Local de Inovação (ALI), Consultor Sênior e Orientador Acadêmico no programa Brasil Mais Produtivo/ALI pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/PA) e Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC-BRASIL).Na UEPA, exerceu diversas funções de gestão, incluindo a coordenação da Incubadora de Empresas (RITU), Registro de Propriedade Intelectual, Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT/UEPA), chefia do Departamento de Desenho Industrial (DIND) e coordenação de marketing do projeto Decola - Empreendedorismo Universitário. Também foi consultor credenciado pelo SEBRAE/PA, conduzindo dezenas de projetos de alto impacto junto a pequenas empresas e grandes players na região Norte do Brasil. Atualmente, é docente na UEPA, com atuação em ensino e pesquisa nas grandes áreas de Gestão de Marketing, Empreendedorismo e Design.Além das atividades acadêmicas e profissionais, é Mestre Maçom, obreiro da A.R.L.S. Fênix e Fraternidade n 53, jurisdicionada à Grande Loja Maçônica do Estado do Pará (GLEPA), no Oriente de Belém. Detém o Grau 09 do Rito Escocês Antigo e Aceito e integra a Academia Maçônica de Letras do Estado do Pará (AMALEP), ocupando a cadeira 16, cujo patrono é Carlos Gomes.

Suezilde, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará : Belém , Pará, BR

Possui graduações em Engenharia Química, pela Universidade Federal do Pará, e em Licenciatura em Ciências Biológicas, pela Faculdade Única de Ipatinga; especializações em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Pará e em Ecologia e Biodiversidade, pela Faculdade Única de Ipatinga; mestrado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas. Foi pesquisadora DT do CNPq de 2013 a 2016, Coordenadora de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação de 2015 a 2016 e da Rede de Incubadoras de Empreendimentos Solidários do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Foi coordenadora de Inovação e do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFPA de 2013 a 2014 e Coordenadora do Curso de Especialização em Gestão da Inovação e Propriedade Intelectual. do IFPA. Foi Diretora de extensão e relações interinstitucionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, de 2016 a 2023. É professora D4 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará- Campus Belém, atuando no curso de curso de graduação em Ciências Biológicas e do Programa de Mestrado profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT, atua também no IFPA - Campus Castanhal nos Programas de mestrado em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares e de Doutorado Desenvolvimento Rural e Sistemas Agroalimentares. É representante do IFPA no Fórum de Indicação Geográfica e Marcas coletivas do estado do Pará. É professora adjunta da Universidade do Estado do Pará no curso de graduação em Tecnologia de Alimentos, onde foi coordenadora do Dinter Novas Fronteiras em Tecnologia de Alimentos entre a UEPA e UFV e também exerceu por três anos a Coordenadora do Laboratório de Tecnologia de Alimentos. É professora colaboradora da Universidade Federal do Pará no curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Atua nas áreas de Engenharia, Ciência e Tecnologia de Alimentos e na área de Meio Ambiente e Educação.

Downloads

Published

2025-09-30

How to Cite

Roberto da Motta Valente, K., & da Conceição Amaral Ribeiro, S. (2025). FRACTAL: A TRANSDISCIPLINARY METHOD FOR OPTIMIZING FOOD PACKAGING IN LOCAL AGRI-FOOD SYSTEMS FOCUSED ON SUSTAINABILITY. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 21(3), 57–79. https://doi.org/10.54399/rbgdr.v21i3.8064