FRACTAL: A TRANSDISCIPLINARY METHOD FOR OPTIMIZING FOOD PACKAGING IN LOCAL AGRI-FOOD SYSTEMS FOCUSED ON SUSTAINABILITY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v21i3.8064

Palavras-chave:

Local foods, Cultural-territorial identity, Transdisciplinarity, Sustainable development, Packaging design

Resumo

Este estudo explora os desafios do desenvolvimento de embalagens de alimentos em sistemas agroalimentares locais com foco na sustentabilidade, destacando a necessidade de abordagens transdisciplinares adaptadas às particularidades da inovação e da preservação ambiental. O principal objetivo foi desenvolver um método de design de embalagens de alimentos otimizado para essas realidades produtivas. A pesquisa, que foi aplicada, exploratória e descritiva, utilizou uma abordagem mista com estudos longitudinais e transversais, com base no método hipotético-dedutivo, pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação. A metodologia incorporou princípios de design de embalagens, design thinking e gerenciamento de projetos, testando três hipóteses principais. Os resultados culminaram na concepção do método “Fractal”, um roteiro transdisciplinar que integra tecnologia, meio ambiente e pessoas, com base em sete premissas centrais: valorização, sustentabilidade, conformidade legal e segurança alimentar, conexão produtor-consumidor, preservação ambiental, inovação harmonizada com tradição e engajamento territorial-comunitário. O roteiro foi organizado em três etapas, apoiado por uma estrutura com 15 temas, um formulário de briefing e duas listas de verificação com 137 critérios para orientar os processos de design e gerenciamento. Esta pesquisa contribuiu para preencher possíveis lacunas na literatura, fornecendo uma base teórica e prática para aprimorar as inovações tecnológicas e o projeto de soluções sustentáveis. Alinhado às tendências emergentes, o estudo propõe novas alternativas para otimizar as embalagens de alimentos, respeitando os limites ecológicos e promovendo a inclusão social e econômica, buscando gerar impactos positivos nas economias locais e regionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Karan Valente, UEPA

Graduado em Design pela Universidade do Estado do Pará (UEPA, 2010), com especialização em Engenharia de Produção (UEPA, 2011) e Gestão de Marketing pela Faculdade Ideal (FACI, 2013). Mestre em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA, 2020). Atualmente, é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares (PPDRGEA) do IFPA. Possui certificações relevantes, incluindo Inteligência de Mercado pelo IBRAMERC-SP e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Programa de Gestão Avançada (APG) pela AmanaKey e Formação de Núcleos Empresariais pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo da União Europeia (UE). Atuou em projetos de extensão e desenvolvimento tecnológico como bolsista da UEPA, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (FAPESPA) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foi Agente Local de Inovação (ALI), Consultor Sênior e Orientador Acadêmico no programa Brasil Mais Produtivo/ALI pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/PA) e Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC-BRASIL).Na UEPA, exerceu diversas funções de gestão, incluindo a coordenação da Incubadora de Empresas (RITU), Registro de Propriedade Intelectual, Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT/UEPA), chefia do Departamento de Desenho Industrial (DIND) e coordenação de marketing do projeto Decola - Empreendedorismo Universitário. Também foi consultor credenciado pelo SEBRAE/PA, conduzindo dezenas de projetos de alto impacto junto a pequenas empresas e grandes players na região Norte do Brasil. Atualmente, é docente na UEPA, com atuação em ensino e pesquisa nas grandes áreas de Gestão de Marketing, Empreendedorismo e Design.Além das atividades acadêmicas e profissionais, é Mestre Maçom, obreiro da A.R.L.S. Fênix e Fraternidade n 53, jurisdicionada à Grande Loja Maçônica do Estado do Pará (GLEPA), no Oriente de Belém. Detém o Grau 09 do Rito Escocês Antigo e Aceito e integra a Academia Maçônica de Letras do Estado do Pará (AMALEP), ocupando a cadeira 16, cujo patrono é Carlos Gomes.

Suezilde da Conceição Amaral Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará : Belém , Pará, BR

Possui graduações em Engenharia Química, pela Universidade Federal do Pará, e em Licenciatura em Ciências Biológicas, pela Faculdade Única de Ipatinga; especializações em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Pará e em Ecologia e Biodiversidade, pela Faculdade Única de Ipatinga; mestrado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas. Foi pesquisadora DT do CNPq de 2013 a 2016, Coordenadora de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação de 2015 a 2016 e da Rede de Incubadoras de Empreendimentos Solidários do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Foi coordenadora de Inovação e do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFPA de 2013 a 2014 e Coordenadora do Curso de Especialização em Gestão da Inovação e Propriedade Intelectual. do IFPA. Foi Diretora de extensão e relações interinstitucionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, de 2016 a 2023. É professora D4 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará- Campus Belém, atuando no curso de curso de graduação em Ciências Biológicas e do Programa de Mestrado profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT, atua também no IFPA - Campus Castanhal nos Programas de mestrado em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares e de Doutorado Desenvolvimento Rural e Sistemas Agroalimentares. É representante do IFPA no Fórum de Indicação Geográfica e Marcas coletivas do estado do Pará. É professora adjunta da Universidade do Estado do Pará no curso de graduação em Tecnologia de Alimentos, onde foi coordenadora do Dinter Novas Fronteiras em Tecnologia de Alimentos entre a UEPA e UFV e também exerceu por três anos a Coordenadora do Laboratório de Tecnologia de Alimentos. É professora colaboradora da Universidade Federal do Pará no curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Atua nas áreas de Engenharia, Ciência e Tecnologia de Alimentos e na área de Meio Ambiente e Educação.

Downloads

Publicado

30.09.2025

Como Citar

Valente, K., & da Conceição Amaral Ribeiro, S. (2025). FRACTAL: A TRANSDISCIPLINARY METHOD FOR OPTIMIZING FOOD PACKAGING IN LOCAL AGRI-FOOD SYSTEMS FOCUSED ON SUSTAINABILITY. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 21(3), 57–79. https://doi.org/10.54399/rbgdr.v21i3.8064